Teresina Gospel » Mensagens » Como, quando e porquê surgiu o Carnaval

22 jan 2008 94 comentários »

Como, quando e porquê surgiu o Carnaval

Carros alegóricos, fantasias, mulheres nuas, samba, bateria. Bailes e camisinha. Trio elétrico e blocos. As definições para o carnaval do Brasil são inúmeras, mas sempre acabam na mesma: é a maior festa popular brasileira. Brasileira? Nem tanto.

O Carnaval tem suas raízes antes do nascimento de Cristo, por volta do século IV a.C..  Embora não seja comprovado, muitos historiadores vêem o carnaval como uma celebração, inicialmente, egípcia. Era uma festa marcada por danças e cânticos ao redor de uma fogueira, onde se comemorava ou se pedia pela colheita agrícola.

Com o passar do tempo, máscaras, adereços e orgias foram incorporadas à celebração. Em seu livro Carnaval, Hiram Araújo explica que a organização da sociedade em classes e hierarquias acentuou a libertinagem nas festas, como uma “válvula de escape”, um “culto ao corpo” sem culpa.

Entre as festas pagãs consideradas por alguns autores como o modelo etimológico do carnaval, está o culto a Dioniso, na Grécia e em Roma.

O mito Dioniso

Representado ora como o deus da cultura e do vinho, ora pelo bode ou ainda pela figueira, o deus da transformação era uma ameaça à Polis aristocrática do Olimpo, a habitação dos deuses. Por causa disso, foi expulso. Na Grécia, todos os anos, ela era saudado no início da primavera com uma festa que reunia danças, bebedeira, algazarra, sexo e violência.

Com a oficialização do culto a Dioniso (quatro por ano – um para cada estação), por volta do ano 600 a.C., camponeses e lavradores transportavam a imagem do deus em embarcações com rodas, com homens e mulheres nus em seu interior, numa procissão pelas ruas de Atenas onde a multidão que seguia o cortejo ia de máscaras, fazendo festa. A procissão terminava no templo, onde se consumava a hierogamia: o casamento do deus com a Polis inteira em busca de fecundação. Seguiam-se aí orgias e o sacrifício de um touro.

A Igreja e o carnaval

Depois de séculos onde as festas populares orgiásticas faziam parte das pautas de discussões da Igreja, em 590 d.C. o papa Gregório I incluiu o Carnaval no calendário eclesiástico. A Igreja passou então a tolerar a festa, e em alguns casos, a estimulá-la, mas de acordo com seus preceitos religiosos. O Carnaval era organizado com jogos, brincadeiras e corrida de cavalos e anões. Logo, cresceu e ganhou simpatia na Itália, França e Alemanha.

Em 1545, no Concílio de Trento, o Carnaval foi reconhecido como uma manifestação popular de rua importante, e em 1582, suas datas foram estabelecidas em definitivo. A festa, até hoje, obedece à regras que determinam a Páscoa dos católicos; o domingo de carnaval é sempre no 7o domingo antes do domingo de Páscoa.

Não coincidentemente, o carnaval é a porta de entrada da quaresma, o tempo de privação para os seguidores do catolicismo. Para alguns historiadores, o significado oposto das duas celebrações é que se atraem: enquanto uma (a quaresma) pregava abstinência de carne, sexo e diversão, a outra (o carnaval), permitia o desfrute exacerbado de tudo isso.

Hiram Araújo vê essa atitude clerical com o objetivo de “cristianizar” a festa, como a Igreja já vinha fazendo com outras manifestações pagãs. Estabeleceu, por exemplo, o dia 25 de dezembro como sendo o dia da comemoração do nascimento de Jesus, e essa era a época das festas greco-romanas.

Rei Momo

Personagem da mitologia greco-romana, Momo era o deus da irreverência, da bagunça e da alegria. Também expulso de Olimpo, era homenageado na Roma antiga durante os cultos a Saturno. Na celebração, o mais belo soldado era coroado como o rei Momo, que depois de uma noite reinando com festa, bebida e comida à vontade, era sacrificado no altar de Saturno.

No Brasil, o Rei Momo surgiu no carnaval carioca, em 1933, quando um boneco de papelão foi incorporado ao desfile como sendo o rei do Carnaval carioca. No mesmo ano, a idéia saiu do papel e um jornalista gordo foi às ruas vestido de monarca.

A palavra

A origem da palavra carnaval não tem uma única definição. Alguns pesquisadores defendem que surgiu nas mesmas festas a Dioniso, já que os carros que faziam a abertura da procissão eram os Carrum Navalis (carros navais). Outros acreditam que possa ter nascido quando a festa passou a ser realizada antes da quaresma, a partir de dialetos italianos que significavam “tirar a carne”.

Para pensar

Desde os primórdios, o Carnaval é uma festa dedicada única e exclusivamente aos prazeres carnais. Então, aos que se dizem cristãos, valem as palavras do apóstolo Paulo:

“…Os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Ora, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne; porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai!” (Romanos 8:6-15).

Dê que lado você está?


– publicou 600 em http://teresinagospel.com.br.

Primeiro site em Teresina - Piauí, com divulgação de shows, eventos, e cobertura de eventos. Envie sua matéria, notícias, lançamentos, release. Entre em contato pelo e-mail: teresinagospel@gmail.com

Contato do autor


Comentários (94)

  1. esse site é um otimo e me ajudou muito na minha pesquisa.

  2. gustavo disse:

    nota 10 vou ganhar

  3. Pablo disse:

    Esse síte é otimoo, só naum tem o que eu quero . Porque o Carnaval é diferente em cada região ?

  4. rayane disse:

    muiiiito bom bjus foi

  5. gel disse:

    carnaval anivesario de satam

  6. qqq bommm disse:

    q bommmmmm

  7. Aline disse:

    Naaum servio muito praá miim’ =/

  8. achei otimo vou utilizar sempre que prescissar

  9. site disse:

    eu pessei que esse site mttttttttttttttt bom beijos chau

  10. Suélin disse:

    preciso faze um trabalho da escola achei essse site mtttttttttttttttttt bom bjusss fui

  11. livia disse:

    tive q fazer uma pesquisa sobre o carnaval e achei nesse site

  12. muito bom e eu sei que vou ganhar uma nota muito boa

  13. tamara disse:

    to aqui por que vou fazer meu trabalho fuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu tchul

  14. dinho otica disse:

    gostei de pesquisa carnaval e pra quem gosta eu + -

  15. naysa disse:

    gostei muito

  16. lcae disse:

    adorei!!!!! Mentira odiei!!!!!!!!!!!Mentira adorei de verdade!!!!!!!!!!!!!!!!!

  17. gabriella reijane disse:

    eu gostei muito da historia e ela é muito bonita eu espero tirar boas notas na pesquisa da escola !!!!!!!!!!!! bom é isso

  18. Kalani P. C. Machado disse:

    tive q faser uma pesquisa sobre carnaval e achei tudo nesse site adoreeeiiiiiiiiiiiiiii

  19. vanessa disse:

    gostei muito é muito interessante
    adollu amo msm valeu ……….

  20. vanessa disse:

    Representado ora como o deus da cultura e do vinho, ora pelo bode ou ainda pela figueira, o deus da transformação era uma ameaça à Polis aristocrática do Olimpo, a habitação dos deuses. Por causa disso, foi expulso. Na Grécia, todos os anos, ela era saudado no início da primavera com uma festa que reunia danças, bebedeira, algazarra, sexo e violência.

    Com a oficialização do culto a Dioniso (quatro por ano – um para cada estação), por volta do ano 600 a.C., camponeses e lavradores transportavam a imagem do deus em embarcações com rodas, com homens e mulheres nus em seu interior, numa procissão pelas ruas de Atenas onde a multidão que seguia o cortejo ia de máscaras, fazendo festa. A procissão terminava no templo, onde se consumava a hierogamia: o casamento do deus com a Polis inteira em busca de fecundação. Seguiam-se aí orgias e o sacrifício de um touro.

  21. lluuy disse:

    nossa meu e um testao mas e minha nota

  22. stefanie disse:

    eu achei muito interesante e tb muito legal.

  23. Satine Ferreira disse:

    Ah eu ia esquecendo, obrigada pelo post, me ajudou em uma pesquisa.

  24. Satine Ferreira disse:

    Déia e Henrique, gostei muito de suas colocações, os protestantes, sempre colocam a palavra “catolicos” em muitas coisas mundanas, como se nós smente nós fossemos pecadores, todos nós tanto católicos quando protestantes deveríamos respeitar a religiãos dos outros, infelismente os protestantes perdem mais tempo falando dos erros e pecados dos católicos, do que realmente evangelizar, não é só protestante que sabe sobre a bíblia, não são somente eles que são salvos, não são eles que vão ser os primeiros a ficar do lado do Senhor nos fins dos dias, pois o senhor disse “Assim os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos” (Mateus, capítulo 20, versículo 16). Não dizendo que católicos ou protestantes serão salvos, mas todo aquele que acredita de todo o coração e alma na palavra de Deus. Não participo de carnaval, mas também não gosto de dizer que eles adoram ao diabo, e são mais pecadores do que nós, todo mundo sabe o caminho que está seguindo, nós temos que gastar o nosso tempo é pregando e iluminando a vida das pessoas e não as condenando, tenho muitos amigos e até parentes protestantes, amigos meus protestantes vão a festa, até mesmo o carnaval, mesmo assim eles não deixam de acreditar no Senhor Deus eu e meus familiares nos damos muito bem, todos nós respeitamos a religião do outro seja ela qual for e dou graças a Deus por isso, pois conheço uma família em que a mãe e uma filha são protestantes, o Pai é católico e um filho não se destacor em religião alguma, e adivinhem só todos vivem brigando, a mãe vive distratando o filho dizendo que ele serve ao diabo assim como o marido e eles tem que se converter, ou seja vira uma família dividida, se todos lá tivessem conciência de que a religião que participam não é mehlo do que a outra, eles viveriam em harmonia, ou seja o filho poderia até entrar em uma das duas. Enquanto ao fato de dizer-mos que somos a igreja de cristo é por que foi a primeira igreja, ou seja não existia o protestantes, pois esse é o real nome a ser dado a quem não é católico, pois evangélica eu também sou pois evangelizo, crente também pois eu creio em Deus pai todo poderezo. Martinho Lutero foi um padre e professor de teologia alemão que é creditado por ter iniciado a Reforma Protestante, mais sobre a vida dele pode ser vista na internet…. Ele iniciou a reforma protestante, ou seja a primeira igreja do mundo é e vai continuar sendo a católica, a bíblia que todos nós usamos é uma só, diferencia somente que as protestantes não tem alguns livros que a católica tem, não podemos esquecer também que não existe somente católicos e protestantes existem também:

    • Catolicismo: Representa as pessoas que seguem a Igreja Católica Apostólica Romana, que possui como autoridade máxima o papa. No mundo são contabilizados cerca de um bilhão de católicos.

    • Ortodoxo: É uma religião cristã oriunda de uma separação que aconteceu na Igreja Católica Romana no século XI e que se dispersou no oriente. As principais igrejas são a Católica Ortodoxa e Ortodoxa Russa.

    • Protestantes: Emergiu a partir de divergências de opiniões dentro da Igreja Católica no século XVI. O surgimento dessa ramificação cristã está ligado à Reforma Protestante. Martinho Lutero, além de ser contrário aos dogmas praticados pela Igreja Católica, como a impossibilidade de engano por parte do papa.

    Islamismo: é uma religião monoteísta que surgiu no século VII, foi criada por Maomé, seu principal líder. O livro sagrado é o Corão, atualmente possui cerca de um bilhão de adeptos no mundo e é a que mais cresce. O islamismo é difundido especialmente na Ásia e na África, porém existem muitos seguidores em países como a Inglaterra e a Espanha.

    Budismo: é uma religião criada por Buda, um príncipe chamado Sidarta Gautama. Surgiu na Índia, no século VI a.C, dentro do budismo não existe hierarquia, até por que não há um deus, somente um líder espiritual, que é o Buda. No mundo existem cerca de 400 mil seguidores, sobretudo, na Ásia.

    Hinduísmo: é uma religião praticada fundamentalmente na Ásia, possui um conjunto de preceitos, doutrinas religiosas baseadas nas escrituras sagradas do Vedas, livro que guarda textos, hinos, louvores e rituais.

    Judaísmo: teve início na Palestina, ainda no século XVII a.C. É uma religião monoteísta, seu patriarca é Abraão. Atualmente são aproximadamente 14 milhões de seguidores no mundo.

    Estão vendo quantas religiões existem, eu não vou dizer que as outras são do diabo, cada um escolhe o que quer seguir, todos pregam diferente, e eu tenho autoridade para recriminar as pessoas, não eu não tenho, quem pode dizer que sou um pecador, e não merecedor de estar ao lado do Senhor, no último dia da minha vida é ele, o que eu tenho que fazer é seguir a sua palavra seguir o caminho de Jesus isso sim é o que eu tenho que me preocupar em fazer. Então católicos, protestantes, pessoas de outras religiões eu até quem não participa de nenhuma, cuidem das suas vidas, larguem de difamar ou criticar o próximo, façam somente o que cada religião prega, ou seja evangelizem, preguem e vivam a vida.

    Que Deus abençoe a todos nós.

    • zazaisa disse:

      olha vc está super equivocada quando disse os protestantes falam de vcs. mas a verdade que vcs catolicos, vão a missa, e depois vão pra os bares beberem, dançar, no carnaval nem se fala. Como vc acha que isso é correto. Ou servimos a Deus, ou os prazeres da carne, “Ninguem pode servir dois senhores, pois há de aborrecer se de um e amar o outro”. Ou Deus as coisas mundanas.

    • Dalmir Gomes disse:

      Voce está correta em muita coisa do que disse, inclusive e principalmente sobre o respeito que devemos ter. Cristo ensinou que devemos amar ao próximo como a si mesmo, logo não importa que religião venha a professar. Não me furto de ir em todos os lugares que tenho vontade porém aquilo que extrapola os limites do bom senso eu estou literalmente fora. Quanto a primeira Igreja, discordo de voce que foram os católicos. A Primeira Igreja foi fundada por Cristo com a determinação aos apóstolos que dessem continuação a divulgação das boas novas do evangelho, portanto para esclarecimento; Todos somos católicos – professamos algo universal. apostólicos – que seguem aos apóstolos (ps. somente os que tiveram o privilégio de conviver com o próprio Cristo e escolhido por Ele especificamente. Somos Cristãos por seguir a Cristo e ou romanos se seguíssemos aos ensinamentos de roma.Espero ter contribuido.Abraços

  25. LOHANINY disse:

    0oo00oo0 serioo eu acho essa coisa de carnaval muitoo inprtante nau em!!!

  26. stefani disse:

    gostei muito legal

  27. gostei da historia espero que tiri uma nota boa

  28. eu achei muito bom eu fiz até um trabalho.

  29. olá meu nome é thassia tenho 11 anos e sou doida por um dia de carnavalé muito bom.
    essa materia me ensinou muita coisa me ajudou ate a fazer um trabalho. bjoss
    entre em meu site………………………………………………………………….

  30. jessika disse:

    eu amei só que quero saber porque ocorre o carnaval?me ajudem:

  31. Rita disse:

    Me entristece muito ver pessoas cegas espiritualmente, essa matéria é muito boa e serviu para acrescentar e confirmar a verdade que está na palavra de Deus.

  32. dayara disse:

    amei, muito frutiféro.era exatamente o que eo queria. sou professora da escolinha dominical e vou dar essa aula pro meus alunos.nem eu mesmo sabia o significado do carnaval. muito obrigado!

  33. Neleh disse:

    No momento em que o nosso planeta vive grandes catastrofes deveríamos rever nossos conceitos de moralidade!Gostei da matéria.

  34. Ingrid disse:

    Gostei muito da matéria pois trouxe de forma simples e rápida e breve.Muitos não acreditam em nada com relação a Jesus. Os acontecimentos previstos em sua palavra estão aí em todo mundo e as pessoas tem fechados os ouvidos para a verdade.Preferem ser enganados do que abrir seus olhos. Jesus está voltando e está te chamando. Ainda não é tarde!

  35. hiqx disse:

    Eu to do lado da realidade, que que deus que nada, religião é separatismo, vivam a natureza, e pior, que espirito que nada, o que você pratica e faz é devido a sua biologia.
    Porém detesto o carnaval, e gostei da informação!
    Abraços!

    • Cícero disse:

      Amigo voçê é inteligente pelo visto, mas quanto a Deus, espírito e natureza, voçê precisa se aprofundar mais. Entendo que a própria bíblia nos diz que o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1Coríntios 2.14. Então olhando pelo ponto de vista natural e biológico voçê aparenta está certo, mas se voçê passar a conhecer melhor a origem da bíblia e o sacrifício vincário de jesus com certeza tú irás falar de outra forma. Não estou desfazendo do seu conhecimento, estou querendo te dizer que existem outra forma de enxergamos e ter certeza que existem um criador de todas as coisas.
      Foi um prazer… valeu mesmo vc ter levantado essa questão. Abraço!

  36. Rosa disse:

    Nossa!! minha avó sempre me falava que o carnaval era o aniverssário do Diabo !!agora entendo o Porquê>
    Gostei muito desta matéria foi muito esclarecedora e que sirva de exemplo para todos!!!

  37. flavia disse:

    eu amo o carnaval eu curto muito o carnaval e 10

  38. adailton disse:

    O CARNAVAL É BREGA!!!!!!!!!!!!!!!!!

  39. maria hellena disse:

    carnaval e sempre um motivo de alegria eu adorei essa pesquisa..max eu te amo

  40. AZEITONNA disse:

    Olha não critico que curteo carnaval, mais a muito temoi deuxou de ser uma festa comum, hoje nos dias atuais, a insegurança é muito grande portanto, fique em casa e curta essas curtas férias.

  41. menina disse:

    adoooooooooooooooooooooooooorei esta pesquisa.

  42. pietra disse:

    gostei mais nao entendi nada bjs

  43. kamila luana disse:

    gostei,,,,,,,,,mais quase nao entendi nada………
    bjs

  44. sharpey disse:

    adoooooooooooooooooooooooooooooooorei esta pequisa

  45. sd vasconcelos disse:

    Pow seja lá um que for não importa,
    mas é muito massa…

  46. vinha disse:

    eu um resumo mas gostei muito bjssssssss

  47. Amomos muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitooo Beijos e me liga gatoo kkkkk http://www.adoootudoisso.com.br BEIJÃO EII GENTES ME ADD NO MSN E KLISSIANE_GATINHA@HOITMAIL.COM ADD KLISSIANE S. :)’

  48. normando disse:

    @sheila silva Mota:religiao vem do termo religare,e siginifica ligar o homem devolta a Deus.

  49. Simião disse:

    Amados em cristo jesus está escrito em Romanos 12:2 E não sede conformados com este mundo,mas sede transformados pela revovação do vosso entedimento, para que experimenteis qual seja a boa,agradável,eperfeita vontade de Deus.

  50. o carnaval nao e mais e a festa da carne,onde destribui camisinha para sexo induzino a pratica,a pessoas bebem e vao dirigir e morrem pegam doenças mas faceis,traiçoes de casais aumentam mais e a festa do diabo

  51. Franklin disse:

    Muito cuisado com os dogmatismos. “Não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas” Lembrem-se disso. E essa história toda é cercada de afirmações, e a igreja (seja ela qual for) não está pregando as perguntas (mas deveria).

  52. sheila silva Mota disse:

    Que pena que ainda existam pessoas que colocam a
    religião no lugar de Deus.Religião não vai levar ningúem a lugar algum e sim Jesus.Ele disse eu sou o caminho a verdade e a vida ninguém vem ao pai se não for por mim.Católico ou evangélico se você obedece essa palavra,ha um lugar pra você onde olhos não virão ouvido não ouviu e coração nenhum imaginou.Não da pra servir a Deus e ao Diabo.Não podemos forçar ninguém a aceitar a palvra de Deus ela mesmo diz: nem por força nem por violência mas pelo Espírito-Santo de Deus.
    O melhor que temos a fazer é conhecer a verdade pois só ela nos libertará.A verdade é Jesus, é a sua palavra.

  53. J. L. A. disse:

    A Questão não é que os Cristãos queira ser melhor do que os Católicos é que nós Cristãos procuramos ser obedientes aos estatutos de Deus, como: não adorar esculturas, amar o próximo, não excluir o casamento (padre não se casam) a Igreja católica está cheia de imagens de esculturas e isto a palavra de Deus condena. no catolicismo batizam inocentes que não tem decisão própria, pela lei de Deus só é batizado quando de maior porque vez a sua escolha de religião e muitas outras coisas que a Igreja católica pratica que nós sabemos que desagrada ao Senhor Jesus Cristo, gostaria que as pessoas leia mais a Bíblia nela está todos os ensinamentos asseguir, pos ela é a palavra do Senhor nosso Deus criador, Amen.

  54. Potiguara Guimaraes disse:

    Gostaria de receber essa reportagem sobre o carnaval no meu e-mail. Grato

  55. marcos disse:

    Só tenho um comentario a fazer, o carnaval é bem mais antigo do que se imagina e começou na babilonia na época de Ninrode o 1° rei da babilonia era uma festa em comemoração a alegria e se praticava toda a sorte de orgia ” que por sinal ñ mudou nada dos dias atuais ” e se alguem quer se associar a esta festa que dura até hoje e já teve varios nomes em povos e culturas diferentes é problema deles pois a decisão de ir pro inferno é de cada um ” livre arbitrio ” mas aqueles que se misturam com porcos comem lavagem como eles, ” as trevas ñ tem comunhão com a luz ” ” que parte tem Deus com belial ” e pra mim carnaval é festa do diabo é só ver o resultado no final da semana

  56. Anônimo disse:

    Só tenho um comentario a fazer, o carnaval é bem mais antigo do que se imagina e começou na babilonia na época de Ninrode o 1° rei da babilonia era uma festa em comemoração a alegria e se praticava toda a sorte de orgia ” que por sinal ñ mudou nada dos dias atuais ” e se alguem quer se associar a esta festa que dura até hoje e já teve varios nomes em povos e culturas diferentes é problema deles pois a decisão de ir pro inferno é de cada um ” livre arbitrio ” mas aqueles que se misturam com porcos comem lavagem como eles, ” as trevas ñ tem comunhão com a luz ” ” que parte tem Deus com belial ” e pra mim carnaval é festa do diabo é só ver o resultado no final da semana

  57. Concordo que o carnaval seja uma festa dos catolicos,concordo que eles tem esse direito de comemorar o dia da carne.Mas concordem tambem comigo no ceu nao havera carnaval,pela biblia o ceu é daqueles que comemoram o dia do espirito,é daqueles que alvejaram suas vestes no sangue do cordeiro e que mortificaram as obras da carne pelo Espirito Santo de Deus

  58. pra mim ñ existe outra data melhor pra se estar em um retiro catolico de carnaval.

  59. Anônimo disse:

    A PAz, muito bom seu texto,que as escamas dos olhos de muitas pessoas possam cair por terra e elas possam enchergar a verdade, Deus criou o nosso corpo para louvor do D”Ele, e não para ser mostrado como trofel.
    #
    11

  60. Déia disse:

    “Carne Valle”
    surgiu no Século XI da Era Cristã, dentro do próprio cristianismo.
    era apenas na terça-feira (um dia antes do inicio da Quaresma)
    Onde a Igreja Catolica Celebra os 40 dias de Jejum e Penitencia de Jesus no Deserto.
    Onde os Cristão fazem um momento de reflexão sobre a sua vida carnal, interiorizando-se , e provando seus proprios limites.a Igreja Catolica com seus tempos Liturgico sempre nos anima a viver em santidade.
    É tempo de dar adeus a Carne (Carnevalle)valle do latin = Adeus ou seja, um abandono total das coisas vãs, da vida carnal e viver no Espirito. Principalmente nos afastar dessas discussões infundadas entre Cristãos.
    Aproveitem esse tempo e meditem sobre os tres pilares de conversão:
    1ºEsmola(Amor para com os outros)
    2ºJejum(superação das nossas fraquezas carnais)
    3ºOração (Ligação intima e profunda com Deus).
    Devemos também nos lembrar de Jesus Cristo no deserto :
    Lucas 4:1-13
    1ºNem só de pão vive o homem mas de toda Palavra de Deus
    2ºAdorarás o Senhor teu Deus , e a Ele só servirás
    3ºNão tentará o Senhor Teu Deus
    Muitos de nós vivemos uma vida agitada correndo atras do pão de cada dia e servindo ao capitalismo ,ao materialismo achando que “TER é SER” e nos afundamos em superfulos em vaidades em carros novos,roupas novas e tendencias e no final das contas colamos o Senhor Deus em prova dizendo Senhor me Abençõe com bens e saude e dinheiro e… nos esquecemos que somos pó e do pó voltaremos, esse tempo é para nos lembrar que tudo neste mundo passa e nos viremos para a nossa vida espiritual e demos adeus a carne(ou seja , aos desejos carnais.)
    A festa os desfiles foram inventados pelo povo que ainda não estão evangelizados.e quem participa dessas festas participam o ano inteiro pois o seu coração esta cheio de perturbações.IrmÃOs vamos nos unir para ajudar esse povo a conhecer Jesus e se libertar, lembra do 1º pilar de conversão?? ESMOLA NÃO É DAR DINHEIRO E SIM DAR AMOR
    Paz de Cristo

  61. amanda disse:

    gostaria de saber pq o carnaval surguiu, se é de origem portuguesa ou grega para trabalho

  62. Valéria disse:

    Amigos, o negócio não é discusão. E sim amor verdadeiro pela Palavra de Deus. Tenho 20 anos que sou evangélica e trinta de conversão. Creio que o próprio Senhor Jesus está muito triste se todos estamos em guerra de religiões. O negócio mesmo é pregar o evangelho a toda criatura, o Espírito Santo trará ao coração arrependimento de pecados, e é claro que a pessoa tem que aceitar que errou e que precisa do Senhor para mudar radicalmente a sua vida. O objetivo é ganhar almas para o Senhor Jesus. E mais do que tudo o próprio Espírito Santo trará discernimento do certo e do errado. E se persistir no erro, é que não houve conversão nenhuma mesmo.
    Quanto a sermos fanáticos, quero ser até o meu arrebatamento, não quero que a “cultura” tome lugar a Palavra de DEUS que é lâmpada para meus pés e luz para meus caminhos.

  63. Henrique disse:

    CONTINUANDO:
    Sentiu NA PELE as vontadas carnais: sentiu dor, fome, sede. Divertiu-se em ceias com famílias e amigos. Tomou vinho, comeu frutas, peixes, carnes. Participou dos festejos populares do seu povo. Ele veio nos ensinar a alcançar a plenitude através da elevação do espírito. O que há de errado, são justamente pessoas que deturpam a festa, drogando-se, cometendo delitos e abusos. Não há pecado nem crime em divertir-se, mas sim no abuso, no desrespeito.As sagradas escrituras não podem ser interpretadas ao pé da letra, pois poderão tarnar-se armas perigosas em mãos de fanáticas que distorcem os grandes ensinamentos em absurdos que acabam por inibir manifestações culturais, muitas vezes riquissimas, e transformam o dito “cristão” em um alienado, obedecendo cegamente as vontades de padres e pastores, que deveriam, na verdade, primar pela evolução do indivíduo e da boa convivência dos povos, ao invés de brigarem uns com os outros em disputas ridículas.

  64. Henrique disse:

    CONTINUANDO:
    Sentiu NA PELE as vontadas carnais: sentiu dor, fome, sede. Divertiu-se em ceias com famílias e amigos. Tomou vinho, comeu frutas, peixes, carnes. Participou dos festejos populares do seu povo. Ele veio nos ensinar a alcançar a plenitude através da elevação do espírito. O que há de errado, são justamente pessoas que deturpam a festa, drogando-se, cometendo delitos e abusos. Não há pecado nem crime em divertir-se, mas sim no abuso, no desrespeito.As sagradas escrituras não podem ser interpretadas ao pé da letra, pois poderão tarnar-se armas perigosas em mãos de fanáticas que distorcem os grandes ensinamentos em absurdos que acabam por inibir manifestações culturais, muitas vezes riquissimas, e transformam o dito “cristão” em um alienado, obedecendo cegamente as vontades de padres e pastores, que deveriam, na verdade, primar pela evolução do indivíduo e da boa convivência dos povos, ao invés de brigarem uns com os outros em disputas ridículas.

  65. Henrique disse:

    Homens são falhos. Essa é uma afirmação incontestável. Em toda a nossa história,líderes tomaram decisões em “nome do povo” que na verdade ocasionaram perseguições, guerra, fome e etc. Luteranos e Católicos não fogem a regra, visto que ambos, “em nome de Deus” realizaram verdadeiros banhos de sangue. O carnaval é a festa da Carne. O próprio Espirito Santo foi mandado à terra em forma humana. Sentiu NA PELE

  66. Henrique disse:

    Homens são falhos. Essa é uma afirmação incontestável. Em toda a nossa história,líderes tomaram decisões em “nome do povo” que na verdade ocasionaram perseguições, guerra, fome e etc. Luteranos e Católicos não fogem a regra, visto que ambos, “em nome de Deus” realizaram verdadeiros banhos de sangue. O carnaval é a festa da Carne. O próprio Espirito Santo foi mandado à terra em forma humana. Sentiu NA PELE

  67. Edivania disse:

    Toda honra e glória são dados à nosso Senhor Jesus Cristo, mas o previlégio também é nosso. Parabenizo pela pesquisa realizada.E doa a quem doer a verdade tem que ser dita.Mateus cap 24, está se cumprindo.Quem tem ouvidos para ouvir que ouça o que o Espírito Santo diz as igrejas… quem não tem…rebela. E o pior sabe que está errado. Não se preocupe se Deus te levantou para falar…” Se DEUS é contigo quem será contra?”

  68. Edivania disse:

    Toda honra e glória são dados à nosso Senhor Jesus Cristo, mas o previlégio também é nosso. Parabenizo pela pesquisa realizada.E doa a quem doer a verdade tem que ser dita.Mateus cap 24, está se cumprindo.Quem tem ouvidos para ouvir que ouça o que o Espírito Santo diz as igrejas… quem não tem…rebela. E o pior sabe que está errado. Não se preocupe se Deus te levantou para falar…” Se DEUS é contigo quem será contra?”

  69. EDILSON disse:

    JOÃO 8.32 , E CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ; NO VER. 36 DIZ SE POIS O FILHO SE LIBERTAR VERDADIRAMNTE SEREIS LIVRES. MEU AMIGOS LEITORES DO TEXTO ACIMA DESCRITO, PELO AMOR DE DEUS DE CRÉDITO, ACREDITA , ABRA O SEUS CORAÇÃOES PARA A VERDADE, O SENHOR DEUS É SANTO E ELE QUER DE NÓS SANTIDADE, E QUE O NOSSO CORPO SEJA TEMPLO E MORADA DO ESPIRÍTO SANTO, VEJA BEM, HOJE É O SEU DIA DE ENTREGAR A TUA VIDA PARA JESUS, E NÃO DEIXAR O SEU CORPO DEPRAVAR NAS UGIAS DO PECADO CARNAVALESCO, QUEM ESTAÁ NA CARNE NÃO PODE AGRADAR O CRIADOR, É NESSESSÁRIO NASCER DE NOVO DO ESPÍRITO E DA ÁGUA. FICA COM ESTÁ PALAVRA MEU CARO LEITOR, E PARABÉN PARA VOÇE ESCRITOR , DEUS É CONTIGO PARA SEMPRE AMEMMMMMM.

  70. Anônimo disse:

    Eu sou católico mas entendo desta forma:Enquanto ficarmos perdendo tempo em discutir qual é a melhor igreja,estaremos deixando de seguir o maior mandamento-Amai-vos uns aos outros!Quanto a fundação da Igreja Católica que vem de “PEDRO” ISTO NÃO SE DISCUTE,É FATO.
    Sua argumentação é fajuta,Eli.Conheço pastores que admitem essa verdade.

    • Cícero disse:

      Como posso dizer que é fatos que Pedro fundou a igreja caatólica se eu não tenho provas? E esses supostos pastores que afirmam isso ser verdade, precisam buscar realmente o conhecimento pra não ser enganado e enganar as pessoas.

  71. Jackson disse:

    Os catolicos vão tudo por infino com seus carnaval.

  72. Angela disse:

    A PAz, muito bom seu texto,que as escamas dos olhos de muitas pessoas possam cair por terra e elas possam enchergar a verdade, Deus criou o nosso corpo para louvor do D”Ele, e não para ser mostrado como trofel.

  73. Oi achamos uma coisa intediante. Enquanto digitamos dormirmos, vai estudar hístoria.Envez de ficar escrevendo sobre o carnaval vai cata cokinho

    Nenhum Beijo R E F

  74. Leiva disse:

    Puxa vida como o seu texto abriu meus olhos, bem escrito e com conhecimento. Que Deus te abençoe gradiosamente.

  75. Marcus disse:

    Nossa esta sua mensagem sobre o carnaval e a mais fora de contexto que ja li…. Horrivel, nada haver….procure estudar melhor….seu texto é pessimo

  76. Eli disse:

    Ocerto é que a igreja catolica sempre apoia esse tipo de festa. Semana santa, Natal e outras coisas mais nao tem fundamento biblico por isso é Anatema.Nao ha libertação sem conhecimento da verdade (João 8:32)
    Tito 3:8-10
    8 Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens.
    9 Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs.
    10 Ao homem hereje, depois de uma e outra admoestação, evita-o,

  77. mauro daicon disse:

    Infelizmente,milhares de pessoas serão infectadas por diversos virus dst,principalmente á aids e daqui nove meses,nascerão os filhos do carnaval,crianças que certamente sofrerão por não terem familia,e é exatamente que satanás esta fazendo com as familias,fazendo que uma festa pagã e mundana dilacerem várias familas.

  78. vinicius disse:

    nos evangélicos lutamos para a propagação da verdade, para que ela possa se expandir e chegar até as pessoas, para que elas se covertam e busque a verdadeira doutrina de Cristo que é a biblia, que fala contra a idolatria os mentirosos,os abominaveis,feiticeiros,incrédulos.no livro de (1cor 6:9-10)

  79. markus disse:

    pelo que as escrituras relatam,nenhum versículo fala que JESUS falou a Pedro para fundar a igreja católica,e men a biblia e nem os estudos arqueológicos relatam que Pedro esteve em roma,contudo,não há provas concretas para dizer se isso procede ou não!e em nós evangélicos não há ódio, pois a escritura é clara. aquele que diz que ama a Deus e odeia seu irmão é mentiroso! há uma passagem muito bonita que fala:(tg 4:11)irmãos,não faleis mal uns dos outros.Aquele que fala mal do irmão ou julga ao seu irmão, fala mal da lei,e julga a lei;ora se jugas a lei,não é observador da lei mais juiz.

Deixe comentário



Arquivos

Direitos Reservados desde 2007 a 2011. TERESINA GOSPEL® é marca registrada, de uso exclusivo. Fale com nossa redação ou comercial: CONTATOS. Promoção, Produção e Assessoria de Eventos e Shows em Teresina - Piauí. Desenvolvido por: Criar Sites e Blogs